Notícias


  • Dia do Índio: 19 de Abril Por: House Netbil - Data: 19/04/2017
    Dia do Índio: 19 de Abril - Abril

    Dia do Índio é todo dia. Eles fazem parte de nossa história, de nossa cultura. Contar a história do Brasil sem citar os Índios é omitir a parte mais importante de nosso passado. Por isso, foi reservada a eles uma data especial, 19 de abril. Por que essa data? Porque nessa data, foi realizado o primeiro congresso indígena da América Latina, no México. O desejo era que os governos criassem normas que protegessem os povos indígenas da discriminação do homem branco. 

    Onde vivem esses povos? Em todos os Estados é possível encontrar esses nossos irmãos, mas, sobretudo, na Amazônia. Vivem uma vida bem diferente da nossa, vivem de um modo organizado e harmônico. Cada tribo tem um cacique, que é o chefe, e um pajé, uma espécie de médico. Os pajés conhecem todos males do corpo e da alma e sabem quais plantas e ervas servem para curá-los.

    A aldeia onde vivem é chamada de Taba e nela existem dois tipos de casas: a simples, onde vive apenas uma família, chamada de oca, e as casas coletivas, chamadas de malocas. Para construírem as suas casas, utilizam uma mistura de barro;  para sua sustentação, usam pedaços de madeira. O telhado é feito de palha trançada ou grandes folhas de árvores. 

    Os índios dão muito valor aos seus objetos, pois acreditam que uma força superior dá inteligência aos seus para construírem tais objetos.

    A língua principal dos indígenas é o tupi-guarani, de onde vêm muitas palavras da nossa Língua Portuguesa, como: paçoca, pipoca, jacaré, arara, capim, mandioca, minhoca, peteca, pindaíba, xará e outras tantas.

    Assim como os Índios, precisamos aprender a respeitar a natureza, viver em harmonia e crer na grandeza de Deus, criador de tudo. Precisamos ser criativos e usar nossa inteligência na construção da paz interior e da paz exterior, aquela que nos permite viver com a consciência tranquila de respeitarmos o outro como irmão, apesar de toda diferença.



    Compartilhe:
     
       
    Envie seu Comentário
    Nome:
    Fone:
    E-mail:
    Comentário:
    Digite o código:*
     



  • < Voltar